Conversa com uma amiga Judia

Eu: - Por quê você tem andando no parque todos os dias religiosamente, gorda?

Gorda: - Porque eu fiz uma promessa para minha irmã.

Eu: - ué, e já alcançou a graça pedida?

Gorda: - Não, mas já vou pagando logo. Para não acumular a dívida e pagar juros.

Eu: - Oxente, menina. E com que santo você fez a promessa?

Gorda: - E precisa de santo pra fazer promessa? Vixe, eu nem sabia disso, achei que ele era uma espécie de fiador somente.

Eu: - Não gorda, o santo não é o fiador, ele é quem alcaça o milagre pra você. Ele não vai pagar nada se você não pagar. Tá louca?

Gorda: - E se eu não pagar, o que acontece com o santo?

Eu: - com o santo não acontece nada, mas você fica devendo ao santo. Isso pode implicar sua entrada no céu.

Gorda: - E se eu não for ao céu?

Eu : - se você tiver pago a dívida, pode negociar sua saída no inferno, né? Melho não ficar devendo ao paraíso. Eu se fosse você não arriscaria.

Gorda: - Vocês católicos não sabem fazer negócio. Esse negócio de pedir a santo e depois dever ao paraíso é muito arriscado. Melhor fazer como eu faço. Faz a promessa sem santo e já vai pagando.

Eu: - mas se você não alcançar a graça, você pagou por algo que não recebeu. Não é muito inteligente.

Gorda: - ué, mas pelo menos eu emagreci caminhando religiosamente. Ou você acha que a promessa só tinha mesmo a ver com a minha irmã?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...